Breezes reflexos e brincadeiras infantis
1)Apresentar a sua compreensão da escola e da experiencia educativa, vinculando o seu entendimento com a imagem de escola,de formação e de sujeito proposto no documentário.
A discussão central do documentário é o ser criança,pertencentes a diferentes grupos socioeconômicos,moradores de centros urbanos e de regiões agrarias com e sem direitos à educação de qualidade exploradas como força de trabalho,estafegantes que as retiram de viver a infância que é de direito de toda criança nessa fase da vida. O documentário esta organizado em blocos de discussão sobre a experiencia de ser criança no Brasil.
A questão não e só o trabalho infantil ou a pobreza, mas a perda da infância ate de crianças com uma condição melhor. Todas as crianças apresentadas no documentário vivem como pequenos adultos,porque acredito que uma criança ou um adolescente possa e deve trabalhar na medida certa, mas tendo seu tempo também para ser criança.
O interessante é que crianças que tem uma responsabilidade em ajudar nas despesas mesmo assim se consideram crianças,enquanto aqueles que tem apenas a agenda cheia de atividades se consideram gente grande.
Devemos rever essas questões pois a infância e uma amostra para o futuro. Pois quem tem uma infância agradável tem uma juventude e ate mesmo velhice melhor, e mais vontade de viver e conseguir objetivos ao longo da vida.
A criança tem que viver, aproveitar pois a infância só acontece uma vez, não devemos fazê-los de empregado como muitos pais fazem colocando o filho para fazer uma tarefa exclusivamente dele. Achando que eles tem a obrigação de sustentá-lo como tem caso de pais que colocam as criança na rua para ganhar dinheiro, nos sinais ate mesmo para se vender.
A obrigação da criança do adolescente e estudar,se formar e principalmente se divertir com os coleguinhas , irmãos primos e outros, até mesmo com nós pais que muitas das vezes não sabemos mostrar para nossos filhos o que é diversão. Talvez muitos