braulio
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Graduação em Administração de Empresas
Estudo de caso: Amor Á Natureza
Belo Horizonte – MG
1º/2014
1. Analise a forma como os custos atuais estão sendo alocados e recomende quaisquer mudanças que tornem o sistema mais eficiente e especificamente, mais preciso.
Os custos atualmente estão sendo distribuídos de forma igual para todos os segmentos. Fazendo com que os segmentos paguem por custos de serviços que não utilizam.
Para que o sistema seja mais eficiente e mais preciso é necessário que os custos sejam classificados por serviço oferecido e que cada seguimento pague apenas pelos custos correspondentes aos serviços utilizados.
2. Qual é o nível de rentabilidade por canal de distribuição, considerando o método de alocação atual e o recomendado?
Atualmente a empresa é segmentada por Varejo Tradicional, Lojas de Conveniências e Lojas de Descontos, apresentando índices de rentabilidades de 21,85% para cada seguimento.
No cenário recomendado aparecem algumas mudanças, o Varejo Tradicional representa 34%, as Lojas de Desconto com 41% e as Lojas de Conveniência com -11%.
3. Quais são as suas recomendações quanto à política da empresa de oferecer a todos os seus clientes o mesmo nível de serviço (ciclo de atendimento de três dias)?
Recomendamos para as lojas do canal de distribuição Lojas De Conveniência, que o nível de serviço prestado a cada loja deva ser mensurado e diretamente proporcional ao seu nível de rentabilidade.
Para as lojas que apresentam rentabilidade negativa, aumentar o numero de dias para atendimento, quebrando o compromisso de entregar em três dias, diminuir o prazo para pagamento, readequar o estoque de segurança.
Para as lojas de mesma localidade, que se faça uma concentração das entregas por meio de uma melhor roteirização. Que o número de pedidos e embalagens para cada uma das lojas seja otimizado. Essa medida proporcionara