BRASITAL – PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Graziela de Souza Oliveira
Arquitetura e Urbanismo
Resumo:
O presente artigo discorre a historia do inicio da industrialização na cidade de Salto/SP, uma pequena vila rural de Itu que tem sua emancipação como cidade aceita devido ao aumento da população local em busca de trabalho. Apresenta também um grande exemplo de indústria, a
Brasital que mais tarde viria a ser conhecida como a ‘Mãe de Salto’.
Palavras-chave: Brasital, Industrialização Saltense, Patrimônio Histórico.
Introdução
A cidade de Salto esta relacionada com a historia da industrialização brasileira. Na época em que o país se desvincula da escravidão, Salto se destacava, dentre as vizinhas, por suas indústrias. Alem disso atraía imigrantes, em sua maioria italiana, para a mão-de-obra livre. Os rios Tietê e Jundiaí e a ferrovia foram extremamente importantes no processo de implantação dos empreendimentos da cidade, afinal, além de meio de transporte com a nova linha férrea, os desníveis do Tietê era fonte de energia para as empresas, que construíram uma hidrelétrica junto à queda d’água.
Assim, s fábricas te tecidos e de papel que aqui se instalaram contribuíram para o desenvolvimento urbano da cidade, que era considerada uma vila rural de Itu até então. Salto guarda uma belíssima historia de transição, no passado chegou ser considerada a “a pequena
Manchester” e ainda hoje é motivo de muito orgulho para seus filhos.
1 A cidade de Salto
A cidade de Salto esta localizada numa região que esta entre as primeiras no processo de exploração de território. Registros históricos indicam uma aldeia de índios nos arredores da cachoeira – chamadas de Ytu Guaçu – porém, esses foram levados pelos bandeirantes paulistas no intuito de mão-de-obra escrava.
A cidade começa a se formar por volta do início do século XVII e a maioria de suas habitações eram roças de subsistência.
No final do século XVII, o atual território de Salto era uma propriedade