Brasilidade na obra de Romero Britto
A partir do momento que o povo brasileiro passou a valorizar suas raízes e entender que a produção nacional tem valor e qualidade criou sua identidade com uma metodologia própria, um jeito diferente de fazer as coisas com ousadia, simplicidade, criatividade e originalidade.
A escassez de condições e recursos nos impulsionou a questionar a forma como as coisas eram pensadas e propostas, o que consequentemente nos fez inovar em muitas áreas como teatro, cinema, moda, design e na música, especialmente nos anos que compreendem 1920 a 1960. Esse contexto deu origem a uma personalidade marcada e inconfundível do brasileiro, que é reconhecida em todo o mundo.
Analisando a obra de um artista brasileiro contemporâneo, Romero Britto podemos ver a expressão da brasilidade através da simplicidade estética, somado a um estilo único. Suas obras não requerem complexidade interpretativa, pois abordam temas corriqueiros de forma humanizada, mas são marcadas pela criatividade, alegria, irreverência, otimismo e contraste de cores.
Romero Britto criou um estilo único através da mistura de elementos da pop art, cubismo e até mesmo grafite. Suas obras tem personalidade e são facilmente reconhecidas em qualquer parte do mundo.
A arte brasileira ganhou destaque mundial por sua proposta diferenciada, que agrega formas, misturas, contrastes, texturas, diversidade, cores com muita alegria, leveza e criatividade assim como seu povo. A brasilidade está em evidência, especialmente com exposição que o país tem tido internacionalmente nas últimas décadas através da economia, política, esportes, gerando uma imagem positiva de que um país melhor está sendo criado.
As peças assinadas que traduzem o jeitinho brasileiro são valiosas para a indústria da decoração, da moda, da arte e do design não só porque dão vida aos ambientes com suas formas marcantes, mas também porque em geral representam a história do Brasil em sua essência.