Brasilia
Uma cidade Planeja
APRESENTAÇÃO
O objetivo desde trabalho é conduzir a compreensão da situação urbana atual na capital federal, Brasília. Essa cidade foi escolhida por ter sido planejada desde o inicio, porém ao longo dos 50 anos desde a sua fundação, ocorreram mudanças que levam a observar que ha necessidade de re-planejamento.
Na etapa 1 discorro sobre o histórico da construção de Brasília, com todos os elementos que constituíram o processo de mudança da capital Rio de Janeiro e a descrição do Plano Piloto.
A etapa 2 considera a analise sobre a situação da capital federal nos dias de hoje; todos os movimentos migratórios que ocorreram ocasionando o aumento periférico das cidades satélites, como as cidades satélites interferem na rotina de Brasília, o impacto das industrias estabelecidas em Brasília, o movimento movimento político na cidade, etc..
A etapa 3 explora com maior profundidade e analisam-se essas transformações, suas causas, efeitos, comparando-se Brasília original e Brasília atual.
Por ultimo, há a argumentação sobre a seguinte questão :”A necessidade de replanejar Brasília?”
HISTÓRIA
No ano de 1761, o Marques de Pombal, primeiro ministro de Portugal, teve a idéia de mudar a localização da capital do Brasil colônia para o sertão do Brasil, dentre os motivos o maior era a preocupação da capital estar situada na costa litorânea, ficando assim vulnerável a ataques náuticos vindos dos oceanos. Outro motivo era a questão populacional do pais. Toda a população se concentrava na costa litorânea do pais, tendo uma má distribuição populacional, e com a capital no interior ficava aparentemente obrigatório a migração de pessoas para o planalto(interior) . Anos apos a idéia, mais precisamente 1813 o jornalista Hipólito Jose da Costa, fundador do correio Brasiliense redigiu inúmeras artigos apoiando a mudança da capital para o interior. Mas apenas em 1823, José Bonifácio de Andrada e Silva, propõe para o Governo a