Brasileiro cordial
Uma cultura revela as características de um grupo social, seja através de leis, normas, regras, músicas, artes, crenças, costumes, linguagem, dentre outras formas.
Muito se fala sobre a fama de que o brasileiro tem de ser um povo alegre, festeiro, acolhedor e gentil. Estas características são raramente encontradas em outros lugares.
Sabemos que o Brasil se formou através de uma mistura de conceitos e práticas oriundas de diversas regiões do mundo. Mesmo dentro do nosso próprio país, podemos observar e nos deparar com uma grande diversidade cultural.
Tal diversidade existe por causa do grande impacto que a cultura brasileira tem sofrido desde o encontro dos portugueses com os índios, porém uma característica se perpetua em todo o país: a cordialidade.
Através de pesquisas, foi observado que existe uma crítica muito grande dos próprios brasileiros acerca do tema aqui estudado. A maioria dos autores que refletem sobre o “Brasileiro Cordial”, afirmam que tal cordialidade não passa de um simples jogo de interesses.
Será mesmo que o povo brasileiro só é cordial quando busca algo em troca?
Será que toda a nossa cordialidade é apenas uma forma de esconder um povo corrupto que pensa somente em satisfazer suas próprias vontades?
Será que existe a possibilidade de sermos cordiais sem querer um retorno?
Será que ser cordial é vantajoso para os poderes públicos?
Estas e outras questões nos levam a refletir sobre o nosso precioso papel na sociedade e serão abordadas e discutidas a seguir.
BRASILEIRO CORDIAL
Iniciamos apontando o significado da palavra CORDIAL.
Cordial = (adj) relativo ao coração, afetuoso, amoroso, sincero, franco. (sm) - bebida ou medicamento que reanima, fortalece. Sinônimo de Cordial: afetuoso, amável, amigável, benevolente, benigno, fortificante e peitoral. Fonte: http://www.dicio.com.br/cordial/.
Tomamos por base a importante obra de Sérgio Buarque de Holanda, Raízes do Brasil, que introduz o conceito de homem cordial