brasil
A infecção por ureaplasma é causada pela transmissão do agente de uma pssoa para outra, por meio de saliva, sangue, ar, agulha ou relação sexual. É extremamente contagiosa e geralmente é transmitida por relação sexual desprotegida (individuos com múltiplos parceiros).
Geralmente o paciente não apresenta sintomas e, a maioria, não sabe que está infectada; porém, o paciente pode apresentar dor abdominal baixa, disúria, secreção vaginal/peniana e sangramento na uretra. Os sintomas comumente aparecem quando os pacientes apresentam outras condições como uretrite, epididimite e corioamnionite. Em pacientes imunocomprometidos, o U. urealyticum está associado à artrite, osteomelite, pericardite, e doença pulmonar progressiva.
A espécie Mycoplasma é o menor organismo vivo e não possui parede celular, o que é responsável pela falta de reação à coloração do gram e pela ausência de suscetibilidade a alguns antibióticos como betalactâmicos. Geralmente está associado a superficies mucosas, residindo nos tratos respiratório e urogenital. Raraente penetra na submucosa, exceto em casos de imunossupressão ou instrumentação, quando pode invadir a coreente sanguinea e disseminar para órgãos e tecidos.
O Mycoplasma hominis é um dos causadores da uretrite e cistite. O M. hominis está relacionado também com cervicites e abscessos tubo-ovarianos. Os micoplasmas podem desempenhar papéis causais no aborto espontâneo e na perda precoce da gravidez. Este patógeno pode ser determinado por PCR em secreções e