brasil
O Brasil, possuindo um território de 8.547.403 Km2, costuma ser considerado um "país continental".
De fato, com uma das maiores extensões territoriais do mundo (quinto lugar), inclui-se entre seis países que têm mais de 7 milhões de Km2.
Fala-se em "país continental" numa alusão ao fato de a área da Austrália, que praticamente engloba o menor de todos os continentes, a Oceania, ser de aproximadamente 7,6 milhões de Km2, para ter uma idéia da imensidão do nosso país, podemos lembrar também que toda a Europa, a ocidental e a oriental (excluindo a parte européia da Rússia), onde existem atualmente 39 estados independentes, possui apenas cerca de 5,2 milhões de Km2, alguns estados do Brasil - como o Amazonas, o Pará, Mato Grosso ou Minas Gerais - têm cada qual uma área territorial superior a de inúmeros países europeus reunidos.
A regra geral é a concentração litorânea, principalmente próxima ao litoral do Nordeste oriental (Zona da Mata nordestina) e no Sudeste do país (entre São Paulo e Rio de Janeiro). A parte ocidental do país, principalmente a Amazônia, permanece ainda com baixas densidades demográficas, embora esse fato venha ser alterado nas últimas décadas com o deslocamento de contingentes populacionais do Sudeste, do Nordeste e do Sul do Brasil para Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Roraima.
COMO O BRASIL EXPANDIU SEU TERRITÓRIO?
O território brasileiro, com seus 8.5 milhões de Km2, aproximadamente, corresponde a uma parcela de mais ou menos 1,66% da superfície terrestre (cerca de 6% das terras emersas do globo). Como esse território foi construído?
Nosso país começou a se formar com a vinda de europeus, principalmente portugueses, que trouxeram africanos para servir de mão-de-obra escrava. Antes da vinda dos colonizadores europeus, ou seja, antes de 1500, o Brasil não existia, mas o continente americano s»m, assim como existia a parte onde fica o Brasil – a América do Sul, limitada a