Brasil
1) Histologia
1.1) OVÁRIOS
São revestidos por epitélio simples cúbico intercalados com áreas de epitélio pavimentoso. A túnica albugínea, formada pelo estroma, fica sobre este epitélio e se caracteriza pela presença de tecido conjuntivo denso sem vasos. Podem ser visualizadas duas camadas, embora não haja um nítido limite entre elas:
[pic] Região medular: tecido conjuntivo frouxo e vasos sanguíneos.
[pic] Região cortical: presença de folículos ovarianos. A criança nasce com aproximadamente dois milhões de folículos e na puberdade o número é reduzido para 300.000 folículos. O número de folículos é reduzido até o fim da idade fértil da mulher, restando cerca de 450 folículos. Os demais sofrem atresia. Ovócito: São liberados pelos ovários mensalmente durante a idade fértil da mulher. Histologicamente notamos que o ovócito é uma célula volumosa, com núcleo claro composto por cromatina dispersa, organelas ao redor e nucléolo evidente e esférico.
Tipos de folículos:
Folículo Primordial Folículo Primário Folículo de Crescimento Folículo Maduro
- Folículos primordiais: no interior de cada folículo primordial há um ovócito primário recoberto por células granulosas (células achatadas).
- Folículos em crescimento: são folículos primordiais que crescem durante a vida fetal. Após iniciar o ciclo menstrual, grande parte dos folículos inicia o crescimento, embora apenas um chegue a maturação. A maioria sofre atresia ou continuam crescendo até o próximo ciclo ou embora. Durante a fase de crescimento folicular, surge líquido folicular entre as células granulosas. Estes espaços confluem e formam o antro folicular, que é uma cavidade contendo líquido folicular em seu interior. O crescimento folicular se dá as custas do: 1) Aumento de volume e multiplicação celular, as quais formarão a camada granulosa; 2) Aumento