Brasil
A assistente social desempenha o papel educativo, ouvindo queixas da sociedade, esclarecer problemas dentro do contexto, aquelas pessoas que não tem o vinculo com alguma empresa e necessita de uma ajuda, vai fazer uma nova triagem para tentar enquadrar em outros benefícios. Pensões, aposentadorias e assistência medicam, moradias insuficiente. E o que pretende apenas a manutenção da força de trabalho no exercito industrial ativo, o numero insuficiente de habitações populares e o montante relativamente elevado das prestações etc. Que mostram seu caráter de lenitivo e sua função principal de auxiliar a população a se manter e reproduzir dentro de uma situação crônica de carências que estruturalmente não são atingidas.
O seguro social, orientado para a absorção de conflitos de classes e englobado num projeto de hegemonia e dominação política passa a ser ele próprio palco da luta de classes, transformando-se em campo de luta. Campo de luta da população pobre, que se manifesta através de formas organizadas de protestos e reivindicações e também de forma mais aparente em determinados conjunturas pela resistência e inconformismo individual dos segurados.
Coloca-se ai a questão central da humanização do seguro social de como amortecer as contradições que passam a se manifestar em seu âmbito, de como “recuperar” e enquadrar o usuário de como preservar a instituição. Torna-se necessário, inicialmente, dar algum tipo de satisfação aquelas demandas, demonstrar quer de alguma forma o estado se interessa pelos problemas apresentados.
Classifica-se ai o papel dos programas de caráter complementar e supletivo.
Encaminhar a população sem “Cidadania Social as obras caridosas da comunidade encaminhar os usuários cujos problemas não se enquadram nos programas do seguro a instituições semelhantes, possibilitar algum tipo de auxiliar que, acompanhado e como base de aconselhamento moral,