Brasil
FONTE: TEMPESTADE
A monografia é a opção mais escolhida pelas faculdades para avaliar se o aluno está apto para deixar o curso universitário. Um desafio que exige uma atenção às normas técnicas comuns a um trabalho científico e que assusta à primeira vista. No entanto, encare o momento como a grande oportunidade de mostrar parte daquilo que aprendeu no decorrer do curso e dê sua contribuição para a área em que vai atuar profissionalmente.
- CARACTERÍSTICAS DO TRABALHOS
A etimologia da palavra monografia indica que o trabalho a ser realizado será marcado pela especificação. No grego, monós significa "um só" e graphien é o mesmo que "escrever", ou seja, a dissertação tem de ficar limitada a um único assunto, que deve ser estudado em minúcias. Dessa forma, a primeira coisa com que você precisa se preocupar é com o tema, pois, se optar por algo que não tenha bastante afinidade, a realização do trabalho será muito penosa e você terá dificuldades, caso se arrependa mais tarde.
- GESTÃO DO TEMPO
O tempo para a realização de uma monografia varia de faculdade para faculdade, mas a melhor saída para o aluno é ficar sempre atento ao cronograma e se antecipar aos prazos, para evitar surpresas. As etapas que precisam ser cumpridas, com pequenas variações, são as seguintes: escolha do assunto, pesquisa bibliográfica, documentação, crítica, construção e redação.
- BUSCA DAS INFORMAÇÕES
Depois de delimitado o tema, a pesquisa bibliográfica é o próximo passo a ser dado. Você já deve ter uma noção de onde vai procurar as informações necessárias ao seu trabalho, seja em livros, revistas e artigos científicos. Nessa fase da monografia, a ajuda do professor é essencial, já que ele tem mais condições de dar esse tipo de orientação.
- RELAÇÃO COM O PROFESSOR
Além de auxiliar na busca das melhores fontes de pesquisa, o professor deve esclarecer possíveis dúvidas quanto à realização do trabalho. No entanto, a decisão final do que será