BRASIL X ESTADOS UNIDOS
CONEXÃO GOVERNADOR VALADARES- EUA
Conexão EUA
.
.
CARTAS DE EMIGRANTES.
RELATOS
SONHO DOS EMIGRANTES
As primeiras impressões da América: do encantamento a solidão.
O mapeamento começa com o impacto da chegada. Os emigrantes de todos os tempos relatam, com sentimentos intensos de emoção, alegria, temor da imigração, a chegada e a decepção com cidades frias sem vizinhos, o impacto da diferença.
Adjetivos de qualidade são utilizados para descrever cidades como Nova York. Existe também um sentimento de vitória, à medida que percebem na América a oportunidade para mudar de vida.
Porém, ao passarem a conhecer a cidade, começa o desencantamento. Passam a ver que existem subúrbios, onde os imigrantes passam a morar com outros migrantes.
Sonho de melhores salários
As cartas dos imigrantes estão sempre cheias de saudades do Brasil e o telefone é um canal de comunicação diferente da carta, pois permite que as pessoas conversem e,como os emigrantes dizem “ Tem coisas que são difíceis de escrever, precisa-se falar”
A vida cotidiana nos EUA – O trabalho
A preocupação de quem chega nos EUA é em primeiro lugar arranjar um emprego, pois as dívidas ficaram no Brasil.
Os emigrantes submetem-se a qualquer trabalho.
São trabalhadores não documentados e que não dominam o inglês.
Emigrantes profissionais qualificados que chegam nos EUA não conseguem trabalho em suas habilidades.
Eles sofrem humilhações e não tem direito algum.
Os vários relatos demonstram que, para conseguir trabalho, sempre ocorre a interferência de alguém com mais tempo de América e que indica aquele que chegou qual o melhor caminho na procura do emprego.
As cartas indicam que a rede de migração atua de maneira informal; o auxílio é prestado por um amigo ou parente. O Trabalho nos Estados Unidos
As mulheres concentram-se nos serviços domésticos.
Há também as que trabalham em night clubs.
Os salários das