Brasil I imperio
O primeiro censo só foi realizado em 1872. Ele foi realizado devido à necessidade de dados por causa da guerra do Paraguai e da abolição, o censo registra, por exemplo, alta mortalidade entre os negros, principalmente entre 1850 e 1860 devido a uma epidemia de cólera , a liberdade, no país, ocorreu paralela à permanência de uma sociedade escravista , Houveram três grandes processos migratórios do período: tráfico de escravos vindo da África sendo direcionado para o centro sul do país (o mais numeroso); tráfico de escravos do Norte para o centro-sul; emigração da Europa para o Brasil.
Estatísticas mostram que o período em que mais entraram escravos no Brasil foi nas primeiras décadas do século XIX chegando a quase um milhão de escravos trazidos, Cerca de 6,8 mil vieram depois da proibição do tráfico, em 1850. A maioria dos escravos se destinava ao sudeste devido à produção cafeeira.
Havia muita resistência à proibição do tráfico escravo porque culturalmente a escravidão era “natural” entre os brasileiros. Assim ter escravos não era privilégio das altas classes, pois até indivíduos pouco mais do que pobres e remediados podiam ter um ou dois escravos , haviam uma rede de pessoas que contribuía para a continuidade do tráfico , com a proibição do tráfico, ficou mais comum o furto de escravos. Havia também o rapto de crianças e adultos negros