brasil e suas fragilidades
O assistente social trabalha com a questão da exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Cria campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e implanta projetos assistenciais. Em penitenciárias e abrigo de menores, propõe ações e desenvolve a capacitação, para a reintegração dos marginalizados. Em órgãos públicos, formula projetos e políticas que atendam aos segmentos excluídos da sociedade. Em empresas, realiza campanhas de segurança no trabalho e acompanha funcionários nas questões de saúde, finanças, sociais e familiares. É obrigatória a inscrição no Conselho Regional de Assistentes Sociais para o exercício da profissão. O curso Todo o conteúdo curricular tem o objetivo de ajudar o profissional na compreensão e na análise crítica da realidade social e dos fenômenos decorrentes. Seu principal objetivo é formar um profissional capaz de criar e implementar programas cuja finalidade seja a transformação social..
O que é ajudar?
Hoje o Serviço Social não trabalha na perspectiva de entrevista de ajuda, mas com a promoção do individuo por meio de políticas públicas, colocando-o como ser de direitos conquistados e garantidos constitucionalmente. A entrevista em Serviço Social consiste no reconhecimento do individuo e sua realidade para que o Assistente Social possa mediar alternativas à demanda apresentada.
Por que ajudar? São muitas e variadas as necessidades humanas é uma tarefa gigantesca para a qual, por vezes, nos sentimos fracos e impotentes. No entanto, dentro de nossas limitações e possibilidades, não podemos fugir de nossas responsabilidades enquanto assistentes sociais. Temos que buscar amparo neste trabalho.
O primeiro passo para ajudar é planejar e liderar diversas atividades neste setor, é preciso