Brasil vs Estados Unidos liberdade e organizacao economica
Apesar dos números de crescimento de PIB parecidos, as duas economias passam por fases diferentes e uma comparação simplista não é válida, segundo analistas.
"A diferença mais importante está relacionada à taxa de desemprego, que nos Estados Unidos está acima do nível normal. No Brasil, apesar do baixo crescimento, está próxima do que se poderia considerar pleno emprego", afirma o professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Afonso Ferreira.
( Jornal Estao, sp)
Apesar dos históricos atritos causados pelas barreiras comerciais impostas entre Brasil e EUA, ambos sempre buscaram realizar bons negócios em conjunto e, depois de acertar suas dívidas externas e sua economia, o Brasil começou a se impor com maior força comercial, principalmente, em tempos de crise financeira nos EUA.
Em novembro de 2012, a empresa brasileira Copersucar passou a controlara empresa norte-americana Eco-Energy, tornando-se líder mundial no comércio de etanol com 12% no mercado internacional.
A respeito dos atrito comerciais, em 2010, após oito anos de litígios na OMC (Organização Mundial do Comércio), o Brasil recebeu autorização para barrar importações dos EUA, elevando as tarifas de importação. Na ocasião, a OMC aceitou o protesto brasileiro sobre os subsídios concedidos pela Casa Branca ao algodão norte-americano.
Em 2011, as exportações brasileiras para os EUA haviam caído de 20% para 15% do total comprado pelo mercado de Tio Sam. O recuo pode ser explicado pela crise financeira e pela busca de novos mercado pelo Brasil.
Ainda sobre o subsídio ao algodão americano, o Brasil permanece