Brasil: Um país de contrastes
Nome completo:Pedro Jorge Holanda Alves 3º ano A
O Brasil é um país de contrastes. Contrastes que veem manifestando-se ao longo dos anos, acompanhando as mudanças econômicas, sociológicas, culturais e politicas.
Podemos acompanhar os indicadores sociais, os quais apontam a posição do Brasil no ranking mundial do IDH(Índice de Desenvolvimento Humano). Sabe-se que o IDH é medido através de três critérios básico: longevidade, educação e de renda. De acordo com esses critérios, o Brasil está no 85º lugar no ranking do mundo, segundo os dados colhidos pelo fundação João Pinheiro *botar o ano*. Por outro lado, o IBGE aponta pesquisas que mostram o Brasil ocupando o 7º lugar na economia mundial do PIB ( Produto Interno Bruto) brasileiro.
Os resultados dessas pesquisas revelam a contradição entre a posição do Brasil no ranking medido pelo IDH e a posição do Brasil no ranking da economia mundial. Com relação ao PIB, que economicamente da uma posição de pais desenvolvido e, em termos de desenvolvimento social demonstra um resultado adverso, apresentado pelo IDH, que utiliza critérios adicionais para medir o desenvolvimento do país.
As políticas sociais têm sido fortalecidas por investimentos financeiros que partem do governo, de ONGs (organizações não governamentais)com fins de melhorar o IDH brasileiro, e isso têm ajudado a reduzir a desigualdade sociais. Por exemplo, acompanhamos através da mídia a realidade de pessoas que moram nas comunidades carentes nos grandes centros urbanos, que tiveram ascensão social, não só pela redução da extrema pobreza (miséria) mas também representada pela mudança de uma classe social de renda baixa para uma renda de nível médio, mesmo permanecendo nessas comunidades. Isto contribui para melhorar o IDH brasileiro mas, não eleva a condição do país figurar na lista dos que possuem um alto índice de desenvolvimento social. As políticas de governo para além da economia, avançam em divulgar a cultura brasileira no