Brasil regiões
‘EMEB Professor Paulo Freire’ Entrevistada: Zilma Crisanto, moradora do bairro há 16 anos.
O Jd. Tupã, localizado depois do Bairro dos Finco para quem retoma a Anchieta, entra no centro de Riacho Grande e segue pela Estrada do Rio Acima, é movimentado e urbanizado. Mais próximo da Balsa João Basso (para nós, a 1ª balsa), é muito visitado por quem vai às chácaras e clubes de campo que ali existem, como o Clube da Polícia Militar, o Porto Praia, o Hawai Clube, a Marina Solemar e o Recanto Tozan (agremiação pertencente a uma empresa química). A Estrada Henrique Rosa, principal via do bairro, é em boa parte asfaltada, mas muitas de suas travessas são estradas de terra. O asfalto do Jardim Tupã é recente e a maioria das transversais da Estrada Henrique Rosa é sem saída: acabam ou na represa ou nos portões de clubes e chácaras. Com bastante movimento e um número considerável de moradores, uma linha de ônibus não é suficiente, então três linhas municipais atendem o bairro. São elas a 06, Balsa/Baeta Neves, a 29, Balsa/Rudge Ramos e a 34, Balsa/Paço Municipal.
O Bairro também conta com a EMEB Professor Paulo Freire, EI-EF além de um comércio pouco diversificado (padaria, mercado, depósito de material de construção e feira livre aos sábados). Olhando-se para as laterais, é possível vermos inclusive pequenas hortas e plantações.
Poucas mudanças ocorreram desde então, a não serem pelo ‘crescimento’ do comércio, que ainda carece de farmácias, UBS, área de lazer apropriada, supermercado grande, açougue etc.. .
Entre as mudanças ocorridas à moradora ressalta o abastecimento de água que era feito através de caminhões pipas 2 a 3 vezes por semana, o transporte público que não entrava no bairro em dias úmidos, e a madeira, usada na construção da grande parte das moradias.
Turma D