BRASIL, PAÍS DO FUTEBOL. VERDADE OU MITO?
Bruna Garcia, Laila Muller.
INTRODUÇÃO:
O Futebol, esse magnífico e apaixonante esporte está muito além das habilidades que os craques demonstram dentro das quatro linhas. Envolve investimento, administração, torcedores, emoções, sentimentos, respeito, entretenimento, marketing, popularidade, enfim, uma enorme gama de atributos que podem ser explorados pelas grandes empresas esportivas. É de a cultura brasileira, todos os setores da sociedade,dar muita ênfase ao futebol, preenchendo aspectos sociais, políticos, econômicos, psicológicos e emocionais do seu dia a dia. Entretanto, como é de conhecimento geral o Brasil é o país da desigualdade, e isso, não é diferente no esporte. Financeiramente o que se aplica somente no futebol é o equivalente ao gasto com dez modalidades olímpicas. A derrota histórica para a Alemanha pode ser um aspecto positivo, na medida em que o Brasil deixe de ser visto apenas como país do futebol e explore melhor outros elementos de sua identidade esportiva.
OBJETIVO: Investigar as conquistas de seleções brasileiras de diferentes modalidades e, comparativamente, analisar como o futebol não pode ser considerado o número um do país.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Foi realizada uma busca do quadro de medalhas das seguintes modalidades: Futebol feminino e masculino, Vôlei feminino e masculino e Basquete feminino e masculino nas seguintes competições: Jogos olímpicos, Mundial e Jogos Pan-americanos. O total de medalhas do futebol masculino soma vinte e quatro medalhas, o futebol feminino, somam seis medalhas. No Vôlei Masculino quarenta e três medalhas, o Vôlei feminino soma quatorze medalhas. No Basquete Feminino dezesseis medalhas e no masculino 22 medalhas. O futebol masculino somam 3 prata e 2 bronze nos jogos olímpicos, 5 ouro, 2 prata e 3 bronze no mundial e 4 ouro, 3 prata e 2 bronze no pan. No feminino 2 prata nas olimpíadas, 1 prata e 1 bronze no mundial e 2 ouro e 1 prata no pan. A liga