Brasil de Barro
A imagem é representada por signos, pois se vemos uma imagem, não estamos diante do objeto e sim de uma representação do mesmo. Os signos presentes na imagem apresentam um significado e um significante, que trás uma relação direta ao sentido que deseja mostrar, seguindo algumas convenções já antes estabelecidas. Onde cada signo apresenta um significado e um referente.
Com base no livro Introdução a Análise da Imagem, de Martine Joly, que analisa a imagem, como sendo um signo que tem uma representação e refere-se ao objeto representado. Segundo Barthes, toda a representação apresenta um significante e um significado, que é perceptivo devido ao conhecimento que temos dos objetos e suas formas. A imagem e toda a apresentação visual, foram pensadas para estar em acordo com a proposta do programa, apresentando uma imagem esteticamente homogênea e harmônica. Buscando o ícone, que trás o significado
Na composição da imagem do programa no que se refere a fotografia das cenas, foi pensado em uma temperatura de luz mais avermelhada, que lembrasse a cor do barro, com muitos detalhes das personagens e uma narrativa cursiva, entrelaçando todos os tópicos do programa em uma linearidade espacial, buscando em cada take, um signo e um significado implícito na imagem, revelado pela narrativa, buscando as referências de Pierce*, e assim como o logo que apresenta a cor de barro e uma grafia que remeta a cultura, com letras cursivas.
Folclore
Folclore é a tradição e os costumes de um povo, que é transmitido de geração em geração através das lendas, canções, religiosidade e artesanato, segundo a UNESCO, folclore é a cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas manifestações artísticas e culturais, coletivas e individuais que se transformam conforme tem contato com outras culturas.
Para a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) se determina um fato folclórico quando ele apresenta as