Brasil Colonial
LUIZ EDUARDO GOMES DE QUADROS
HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIAL: a carta de Pero Vaz de Caminha para o rei de Portugal, Manoel I.
CASTANHAL – PARÁ 2014
FCAT – FACULDADE DE CASTANHAL
LUIZ EDUARDO GOMES DE QUADROS
HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIAL: a carta de Pero Vaz de Caminha para o rei de Portugal, Manoel I.
Trabalho referente à disciplina História do Brasil Colonial, para a avaliação do primeiro NVA.
Prof. MSc. Alan Watrin Coelho
CASTANHAL – PARÁ
2014
Introdução
Este trabalho vai falar sobre a chegada dos portugueses no Brasil, e como foi a reação dos portugueses com os índios em primeiro contato. Através da carte de Pero Alves de Caminha entrega para o rei de Portugal, Miguel I. De que forma aconteceu, e como isso beneficiou os portugueses e os indígenas.
O que se pode ver na carta de Caminha e através do Filme “O Descobrimento do Brasil” às navegações passa ainda por alguns lugares, entre eles Canarias, Ilha do Cabo Verde e S. Nicolau, tudo isso antes de chegada ao Brasil. Quando avistaram o Brasil, ficaram impressionados com a com aquela terra baixa, cheias de arvores, não tinham a mínima ideia do tamanho que era aquele local.
Os Portugueses tiveram o primeiro contato com os índios através de Nicolau Coelho, que para uma melhor “conversa” entre eles, jogou alguns de seus pertences para os índios e ambos tiveram um primeiro contato extremamente pacífico. Mas precisamente, ele jogou o seu gorro, como se fosse um presente e não tivesse nenhum tipo de problemas, com os primeiros contatos.
Onde estavam ancorados teve fortes ventanias e por isso resolveram subir à costa, encontrando um ponto que eles ficassem mais seguros. Sendo assim chegando B. Cabralia. O primeiro contato entre culturas diferentes foram com dois índios que entraram em umas das velas, e nelas foram levados para dentro do navio entrando em primeiro