brasil colonial
Uma só palavra ou teoria não seria capaz de abarcar todos os processos e experiências históricas que marcaram a formação do povo brasileiro. Marcados pelas contradições do conflito e da convivência, constituímos uma nação com traços singulares que ainda se mostram vivos no cotidiano dos vários tipos de “brasileiros” que reconhecemos nesse território de dimensões continentais.
Formação do povo brasileiro Início da Colonização No início, após a descoberta do Brasil, o governo português não se entusiasmou pela sua colonização. Esse interesse somente surgiu 30 anos após a conquista e posse do território brasileiro, em virtude de outros países europeus começarem a cobiçar as riquezas brasileiras. Fatores de ordem econômica também contribuíram para que Portugal resolvesse dar início à colonização do Brasil. O comércio português no Oriente começava a entrar em declínio, Assim Portugal necessitando de novas alternativas comerciais, passou a ver o Brasil como opção.
Colônia de Exploração
A partir daí a História mostra que o Brasil passou a ser uma colônia de exploração, ou seja, cabia à colônia fornecer matéria-prima para as atividades manufatureiras localizadas nas metropóles. Esta exploração que teve início por volta de 1500, permaneceu até o início do século XIX.
Primeira Atividade Econômica e o Desmatamento
Até aproximadamente 1530, o chamado de período pré-colonial, a única atividade econômica sitemática exercida no Brasil foi a exploração de pau-brasil, (começa aí o desmatamento), utilizado para a fabricação de tinturas. No século XVII , não havia mais pau-brasil.
Segunda Atividade Econômica
Após esse período, a colonização portuguesa (de exploração), foi apoiada inicialmente na produção de açucar para abastecer a Europa, realizada em grandes propriedades rurais (latifundios), e no trabalho do negro africano.