brasil colonia
As Invasões Holandesas
Em 1578, após a morte do rei de Portugal, D. Sebastiao, o rei espanhol, Filipe II, que era neto de D. Joao III de Portugal, não perdeu tempo, declarou-se herdeiro do trono luso, e, Portugal foi dominado pela Espanha nos sessenta anos que sucederam. Com o domínio espanhol, muitos inimigos europeus da Espanha começaram a atacar o Brasil, destacando-se ai as invasões holandesas.
Na guerra contra a Holanda, os espanhóis, que agora dominavam Portugal e suas colônias, decretaram o embargo açucareiro, proibindo os holandeses de comerciar o açúcar brasileiro. Esses então fundaram em 1621, a Companhia das Índias Ocidentais, com o objetivo especifico de invadir o nordeste do Brasil e ocupar a região produtora de açúcar, que era altamente lucrativo.
A primeira invasão holandesa: Bahia
A primeira invasão holandesa ocorreu na capitania da Bahia, mais precisamente na cidade de Salvador, região conhecida pelos holandeses e um porto de fácil acesso para um ataque marítimo. Uma poderosa frota holandesa atacou a cidade em maio de 1624, conquistando-a rapidamente, porem os portugueses, sob o comando de Matias de Albuquerque, organizaram uma eficiente tática de guerrilha que os holandeses após quase um ano não conseguiram progredir. Portugal e Espanha enviaram uma esquadra que bloqueou a baía de Todos-os-Santos. Cercados por terra e mar os holandeses se renderam, em maio de 1625. Essa derrota foi compensada em 1628, quando navios de guerra da Companhia das Índias aprisionaram uma frota espanhola carregada de ouro e prata que valia mais que o triplo de todo capital da Companhia e financiou o segundo ataque ao Brasil.
A segunda invasão holandesa: Pernambuco
A segunda invasão holandesa pode ser dívida em três partes:
Fase inicial, de conquista rápida; Fase média, de acomodação; Fase final, de declínio e expulsão;
A fase de conquista rápida
Em fevereiro de 1630, uma poderosa esquadra holandesa atacou Olinda e Recife, conquistando-as em