Brasil colonia
O plantio da cana-de-açúcar foi, a princípio, um motivo para a ocupação e colonização do Brasil. Mas por se tratar de um produto altamente consumido nos países europeus, ele se tornou a principal fonte de riqueza do Brasil na época colonial.
O cultivo da cana-de-açúcar exigia muita mão-de-obra, então a escravidão dos negros africanos se apresentou como um lucrativo negócio em detrimento à escravidão indígena.
[pic]
Desde a sua captura até o exercício das suas funções na colônia os escravos eram maltratados, mas foram eles que fizeram o sucesso financeiro dos senhores de engenho e de outros privilegiados da época.
As relações comerciais existentes entre Portugal, Holanda e Brasil eram boas até que se formou a União Ibérica e desestruturou essa parceria devido aos conflitos entre holandeses e espanhóis.
Por quase 25 anos a Holanda apoderou-se do Brasil, controlando seu lucrativo comércio açucareiro com a Europa, No entanto, após a expulsão dos holandeses das terras brasileiras, a economia açucareira entrou em crise, em primeiro lugar pelo fato de os holandeses terem se tornado concorrentes com o Brasil, empreendendo o cultivo de cana-de-açúcar nas Antilhas, e em segundo lugar pela crise que a Europa enfrentara no século XVII diminuindo o consumo do produto.
Na atualidade o Brasil é o maior produtor do mundo de cana-de-açúcar, voltado principalmente para a produção de álcool e etanol. O Brasil também apresenta má distribuição de terras provavelmente decorrente da época colonial quando os representantes do governo português favoreciam poucas pessoas, concedendo-lhes grandes áreas rurais destinadas à construção de engenhos ou outros estabelecimentos.
ocupar a colônia se tornou uma boa opção para Portugal porque o comércio com o Oriente tinha entrado em declínio e foram encontrados em terras brasileiras metais preciosos que aumentariam os lucros dos portugueses.
……………Outro fator de extrema importância foram as experiências positivas de