Brasil Cazuza
Nesse trabalho nós vamos abordar sobre a música “Brasil” do cantor e compositor Cazuza. Essa canção apresenta várias marcas de uma determinada época e também temas, sociológicos e filosóficos. Assim, iremos mostrar alguns desses temas e falar sobre eles, apresentando os filósofos e sociólogos que abordam esses assuntos.
Os principais objetivos desse trabalho são reconhecer que tanto a Sociologia quanto a Filosofia também estão inseridos em situações passadas, e que, com essas matérias, juntamente com o contexto histórico em que a canção se encontra, pode se entender a razão pela qual o compositor escreveu essa sua música e o porquê dela ter determinada letra.
2 CONTEXTO HISTÓRICO:
A música Brasil foi composta no período de transição da ditadura para o regime democrático.
O governo de José Sarney (1985-1990) foi o primeiro depois da ditadura militar. Nele, consolidou-se o processo de redemocratização do país, que assegurou à maioria da população o direito de participar da vida política nacional.
2.1 Diretas Já:
Foi um dos movimentos de maior participação popular da história do Brasil. Teve início em 1983, no governo de João Batista Figueiredo e propunha eleições diretas para o cargo de Presidente da República. A campanha ganhou o apoio dos partidos PMDB e PDS, e da população, que foi às ruas para pedir a volta das eleições diretas.
Sob o Regime Militar desde 1964, a última eleição direta para presidente havia sido em 1960. A Ditadura já estava com seus dias contados. Inflação alta, dívida externa exorbitante, desemprego, expunham a crise do sistema. Os militares, ainda no poder, pregavam uma transição democrática lenta, ao passo que perdiam o apoio da sociedade, que insatisfeita, queria o fim do regime o mais rápido possível.
Em 1984, haveria eleição para a presidência, mas seria realizada de modo indireto, através do Colégio Eleitoral. Para que tal eleição transcorresse pelo voto popular, ou seja, de forma direta, era necessária a