Brasil 2014
A copa do mundo de 2014 ,que será sediada no Brasil, atrairá muitos investimentos públicos e privados. Pessoas de todo canto do Brasil e do mundo irão assistir e também fazer parte dessa festa. Junto com a copa, muitos benefícios virão ,desde que seja realizada de forma responsável e tenha um bom planejamento estratégico ,por exemplo o esporte terá maior valorização em nosso país; As cidades que sediarão a copa serão melhor estruturadas , para receber os milhares de turistas ; Varias obras de infra-estrutura serão realizadas ,melhorando assim a qualidade de vida das pessoas; Será investido na melhoria de estradas que darão acesso as cidades sedes; Os meios de transportes terão maior qualidade para fazer o translado das pessoas que vem de fora e querem se locomover até os estádios; Melhoria no saneamento básico; Reformas em aeroportos e também de estádios ; A rede hoteleira e restaurantes ,por exemplo, tendem a ganhar muito com esse evento, pois,com fluxo de turistas aumentando aumenta também sua margem de lucro.
Porém se analisarmos a questão da copa do mundo por outro ângulo veremos que junto com todas essas vantagens vem também uma série de problemas, pois, será gasto grande quantidade do dinheiro público em obras privadas. Deixando de lado o investimento em obras que foram interrompidas na área da saúde e educação por exemplo. Sem contar que será uma porta aberta para a corrupção e desvios de verbas. Outro fator que deve ser ressaltado é a grande deficiência na área da segurança pública, pois, com o grande fluxo de turistas a violência, roubos e assaltos tendem a aumentar.
2. OPORTUNIDADES EM DESTAQUE
No texto do estudo de caso apresentado “A copa do mundo e nossa”, as oportunidades para bons negócios são evidentes, pois, como Gil mora próximo da cidade sede da copa poderá aproveitar as instalações de novos negócios em Salvador, crescendo assim o fluxo de deslocamento de pessoas que