Brasil: 200 anos de Estado
Artigo 1: Brasil: 200 anos de Estado; 200 anos de administração pública; 200 anos de reformas. Frederico Lustosa da Costa.
Artigo 2:. A Burocracia no Brasil: as bases da administração pública nacional em perspectiva histórica (1920-1945). Carlos Henrique Assunção Paiva.
(A) APRESENTE uma breve síntese de cada artigo, EXPLICANDO os principais pontos e conceitos-chave.
Percebe-se que o artigo 1 procura descrever as mudanças ocorridas com uma visão técnico-administrativa de como funcionava os atos administrativos no país. O artigo 1 explana sobre as características e funcionamento da Administração pública no Brasil nos diversos períodos, desde o período colonial, que antecede o desembarque da coroa portuguesa em 1808, até os tempo modernos. Percebe-se que o desenvolvimento da administração pública no Brasil, foi marcado por diversos períodos de caos administrativo e de vazios de autoridades legais. Durante a construção do Estado Nacional foram criados no Brasil todos os aparatos necessários para a gestão local devido à chegada da família real. Entretanto após este breve período tem-se novamente diversos períodos de grandes transformações políticas conturbadas. Mas o artigo 1 também aponta que houveram momentos de grandes avanços administrativos, políticos e econômicos. O artigo 1 tem uma visão técnica sobre o desenvolvimento da administração pública, e procurar explicar o seu desenvolvimento pela necessidade do governo de controlar as atividades políticas e econômicas do país.
O artigo 2 começa a descrever o contexto burocrático do brasil a partir da formação do Estado Nacional. O autor também apresenta como região de foco da modernização da administração pública no país a região centro-sul, devido ao seu maior desenvolvimento social, industrial e urbano. O autor tenta mostrar a vinculação entre a burocratização e o desenvolvimento social, tenta mostrar que a modernização da administração pública acompanha o crescimento da