Branding 101 como criar uma marca
Vamos primeiramente fazer uma breve definição: Pra que serve o Marketing?
É muito simples. Basta observarmos que o valor de uma empresa é resultado de sua capacidade de gerar caixa, que é medida, basicamente, por seu volume de vendas e sua margem de lucratividade. E como saber que as vendas estão indo bem? Olhando como elas estão evoluindo em relação aos competidores e avaliando a participação dentro do seu market share.
E onde entram as marcas nessa história?
Marcas são a essência do Marketing, pois são um dos principais ativos das empresas para alcançar seus objetivos, porque ajudam na construção de diferenciais competitivos na mente dos consumidores, gerando a curiosidade, a experimentação, a confiança dos consumidores, permitindo a definição de preços mais atrativos para a empresa. Gerando então, benefícios para todos.
E o que é Branding afinal?
Podemos chamar de Branding (do inglês) ou Gestão de Marcas, onde pode ser definido como atributos tangíveis (como o valor da marca) e intangíveis (como a percepção dos consumidores), expressos através de um logotipo que simboliza a identidade do negócio ou produto.
Um projeto de marca envolve muita pesquisa, experiência em design e estratégia, para a sua criação. Deve simbolizar e emitir a identidade, ou mesmo a personalidade, que se quer transmitir ao mercado.
O grande objetivo do Branding para as empresas é fazer com que suas marcas entrem ou permaneçam no cenário daquelas que venceram o disputado jogo do mercado.
A marca é construída em cima de cinco componentes:
- Representação (O que ela representa?).
- Contar a história (captura o cliente com uma ligação emocional que podem se relacionar) - Design (faz a cultura de toda essa experiência de operações da empresa, comunicação visual de papelaria a website)
- Preço (Trata-se de uma expectativa com o cliente em relação à empresa e estabelece o valor da marca)
- Relacionamento (Faz com que o cliente se relacione com a marca,