Brandimiller
2. Perito é nomeado pelo juiz para avaliar o periciado e dar a conclusão, deve avaliar a dinâmica emocional do periciado, procurando esclarecer os quesitos que devem ser resolvidos pelo juiz. No caso da o seu laudo para o Juiz para que ele possa avaliar o processo e seguir em frente na sua decisão ( Sem descartar a possibilidade que mesmo que a pericia seja determinada, o Juiz matem o seu poder decisório , acolhendo o laudo ou não). Já o Assistente técnico é indicado opcionalmente pelas partes, na função de consultor para acompanhar e comentar o trabalho do perito judicial.
3. Psicologia Jurídica: Atua nos processos civis, dentro ( como peritos) ou fora ( como assistentes técnicos) analisando a dinâmica familiar das pessoas envolvidas nos litígios nas varas da família e da infância. Especificação do psicólogo jurídico que atua eminentemente dentro do sistema judiciário. Psicologia Forense: Atua nos processos criminais, nas Varas Criminais e nas varas especiais da infância e da juventude, utilizando métodos e procedimentos para avaliar aspectos da personalidade e o grau de periculosidade de agentes de condutas tipificadas por lei como criminosas.
4. Sim, pois a pericia psicologia auxilia o juiz no seu processo jurídico, procurando analisar os fatos e as pessoas, enfocando os aspectos emocionais e subjetivos das relações entre as pessoas, estabelecendo uma correlação de causa e efeito das circunstâncias, e buscando a motivação consciente e inconsciente para a dinâmica da personalidade dos envolvidos (ex.: casal e filhos). O psicodiagnóstico é diferente de um