Brainstorming
Origem
O termo Brainstorming é de origem inglesa, formada pelas palavras brain = cérebro e storm = tempestade, traduzido como tempestade de idéias e foi desenvolvido por Alex F. Osborn em 1938.
O que é brainstorming?
“Brainstorming é a técnica usada basicamente para maximizar a geração de ideias provenientes de um grupo de pessoas. Essas ideias são geralmente relacionadas com as causas ou soluções de um problema, ou ainda, direcionadas para a criação de novos produtos ou inovações” (BRITO, 2006).
É uma técnica bastante conhecida e simples, que quando utilizada de maneira adequada possibilita a obtenção de valiosas soluções.
Objetivo
O objetivo é coletar o maior numero de idéias usando pontos de vistas e opiniões diferentes para solucionar o problema da melhor forma possível.
Tipos de Brainstorming
Existem dois tipos de brainstorming, são eles:
Brainstorming Estruturado:
Cada membro da equipe deve dar uma “ideia” a cada novo tema escolhido, a vantagem desse tipo de brainstorming é que todos os membros participam, assim os membros mais comunicativos não se sobressaem perante os mais quietos, além de ajudar a participação daqueles que tem ideias mas normalmente guardam para si.
Brainstorming Não Estruturado:
Nesse tipo de brainstorming todos os membros podem falar e a qualquer momento, não é seguido uma regra, esse tipo é mais usado com o grupo é bastante dinâmico e comunicativo, já que todos já tem o habito de participar.
Regras do Brainstorming
Algumas regras devem ser seguidas para que a ferramenta brainstorming seja bem sucedida, segue algumas delas.
- Todas as ideias são validas
- Não critique as ideias alheias
- Não julgue os outros membros
- Combine as ideias sempre que possível
- Seja criativo sempre
Como utilizar o Brainstorming
Essa ferramenta adota as seguintes orientações:
1. Reunir um grupo (o numero de pessoas pode variar, recomenda-se de cinco a dez participantes de diferentes setores da empresa).
2. Nomear um coordenador