Brainstorming
Brainstorming significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. É uma expressão inglesa formada pela junção das palavras "brain", que significa cérebro, intelecto e "storm", que significa tempestade.
Método utilizado para obter soluções, ideias ou novos conceitos sobre um determinado tema de forma criativa, o Brainstorming é usado para testar e explorar a capacidade criativa de indivíduos ou grupos, principalmente nas áreas de relações humanas, dinâmicas de grupo e publicidade e propaganda.
A técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas se reúna e utilize seus pensamentos e idéias para que possam chegar a um denominador comum, a fim de gerar idéias inovadoras que levem um determinado projeto adiante. Nenhuma idéia deve ser descartada ou julgada como errada ou absurda, todas devem estar na compilação ou anotação de todas as idéias ocorridas no processo, para depois evoluir até a solução final.
Para uma sessão de brainstorming devem ser seguidas algumas regras básicas: é proibido debates e críticas às idéias apresentadas, pois causam inibições, quanto mais idéias melhor; nenhuma idéia deve ser desprezada, ou seja, as pessoas têm liberdade total para falarem sobre o que quiserem; para o bom andamento, deve-se reapresentar uma idéia modificada ou combinação de idéias que já foram apresentadas; por fim, igualdade de oportunidade - todos devem ter chance de explorar suas idéias.
E como surgiu?
Em 1939, um sócio de uma agência publicitária, chamado Alex F. Osborn, desesperado com a falta de habilidade de seus empregados para criar boas idéias, começou a organizar sessões de pensamentos em grupo. Com essas sessões, Osborn percebeu que a quantidade e a qualidade das idéias eram bem maiores que aquelas produzidas por empregados individuais. Anos depois, Alex produziu em seu Livro Applied Imagination (1953) a sistematização de seus métodos criativos de resolução de problemas.
A definição de Osborn para Brainstorming: