BPM – Abordagem Conceitual
Abordagem conceitual de uma metodologia baseada no levantamento dos processos de negócio, independente do ramo de atividade da organização.
O principal objetivo desta metodologia é focar na melhoria contínua destes processos, baseados nos resultados de execução, redesenho e reanálise. por Rosane Marchand
O que é BPM
BPM é uma metodologia cujo principal objetivo é modelar o fluxo de processos organizacionais e inter organizacionais.
Esta metodologia permite a análise, definição, execução, monitoramento e administração de processos, relacionando o processo com a interação de pessoas e aplicações informatizadas (infra-estrutura), definindo metas a serem alcançadas e levantando as regras que gerem o negócio.
Podemos resumir que BPM é o conjunto de técnicas que devem garantir a monitoração e melhoria contínua dos processos organizacionais, transformando a relação deste com as pessoas envolvidas, como fornecedores, funcionários e clientes, objetivando um posicionamento da empresa no mercado.
Profissionais envolvidos
Os profissionais envolvidos na adoção da metodologia BPM são:
* Gestores: responsáveis pelo monitoramento e gerencia dos processos e definição de novas regras de negócio.
* Analistas de Negócio: responsáveis pelo levantamento e desenho do fluxo dos processos.
* Arquitetos de Negócio: responsáveis pela remodelagem do processo, identificação de gargalos.
* Desenvolvedores: responsáveis pela implementação das regras para execução de tais processos.
Porque usar BPM
O BPM vem ganhando destaque entre as metodologias pois permite o mapeamento dos processos organizacionais. Uma vez mapeados os processos é possível identificar fluxos críticos a serem melhorados, otimizando a dinâmica operacional e produtiva.
Cada vez mais empresas estão adotando o BPM como prática para gestão de seus processos internos e externos. A adoção do BPM tem mostrado resultados como a melhoria da qualidade operacional e