Bpec
O programa da patrulha escolar comunitária nos mostrou como agem os policiais em relação as escolas e seus alunos, ou seja, tratamento para com os alunos, abordagem em estudantes, denúncias, em fim o BPEC é um batalhão especializado, e por isso conta com um preparo diferenciado das demais unidades de patrulhas convencionais.
Quando falamos em abordagens, para nós policiais, pode parecer uma situação normal e bastante comum do nosso trabalho, porém quando o assunto envolve menores e as vezes crianças a história muda de rumo. O BPEC trabalha com muita cautela e responsabilidade para tratar deste assunto, quando fazem a revista em um menor dentro da escola quem retira o aluno da sala de aula para os procedimentos é a própria escola, que fica a cargo do diretor, levam o menor em uma sala reservada e com acompanhamento sempre do responsável pela instituição de ensino os policiais fazem a revista no aluno, boné, tênis e nos seus materiais, e a família ou responsável pela criança é informada pela coordenação, além disso, a vistoria é registrada no livro Ata. Se constatado algo de ilícito com o menor, ele será encaminhado conforme resolução conjunta n°001/04 da SESP e SEEO e o Oficial CPU imediatamente informado.
Podemos tirar de lição de tudo isso, que o BPEC tem fundamental influência na vida das crianças e dos jovens, pois está diretamente ligado com os alunos, tanto na forma de repreensão quanto na forma de orientação, quando fazem palestras educativas para mostrar aos jovens o trabalho da polícia e a vida mais correta e segura para se viver. Denúncias e orientações são realizadas pelo telefone 181, por isso o batalhão de polícia escolar comunitária tem um foco visando a escola e seu entorno, para que cada vez mais crianças escolham o caminho certo para um futuro melhor para eles e suas famílias.