Bowby
JOHN BOWLBY:
As sete características do apego, as quatro classificações dos padrões de apego e o cuidador
Santo André
2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ
Vanessa
RA
JOHN BOWLBY:
As sete características do apego, as quatro classificações dos padrões de apego e o cuidador
Trabalho de Teorias Psicodinâmicas II, sobre o teórico John Bowlby. Apresentado ao professor Fábio Côrrea, curso de psicologia.
Santo André
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Este trabalho possui o objetivo de transmitir de forma clara e objetiva alguns conceitos de Bowlby, tais como: As sete características do apego; as quatro classificações dos padrões de apego e; o cuidador.
John Bowlby foi um psicólogo, psiquiatra e psicanalista britânico, nasceu em Londres no dia 26 de fevereiro de 1907 e faleceu no dia 2 de setembro de 1990. Contribuiu para a ONU com um estudo sobre as necessidades das crianças sem lar, tornando-se assessor. (BOWLBY, 1990)
Possuía um interesse especial no desenvolvimento da criança, desenvolveu a “Teoria do Apego” e fez trabalhos sobre a relação dos instintos do bebê para a vinculação com a mãe (envolve a criança, sua mãe e o ambiente que estão inseridos). (LANTZMAN).
Bowlby idealiza vínculo mãe-filho como um ajustamento essencial para a vida humana, sendo tão importante quanto à necessidade de saciar a fome ou a sede. Este vínculo deve ser um fenômeno regulador para a conquista da autonomia e da identidade pessoal. (CARVALHO, POLITANO, FRANCO, 2008).
O vínculo mãe-filho e sua importância ocorreram na interação que as crianças possuíam com os adultos, procurando aproximarem-se deles para encontrar proteção e se desenvolverem, assim, dependentes dos cuidados de outros. Deste modo, Bowlby afirma que o apego é um mecanismo instintivo que regula a intensidade dos impulsos exploratórios da