Bovespa
CURSO: TÉCNICO ADMINISTRAÇÃO / TÉCNICO CONTABILIDADE
PROFESSORA: SOCORRO QUEIROZ
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO, SISTEMA E MÉTODOS
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Equipe: Alexandre Lima
Ana Clésia Ferreira
Arthur Freitas
Junior Bastos
Rafaelle Castro
Fortaleza-Ce
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT)
A ORIGEM
A origem do movimento de qualidade de vida no trabalho remontou em 1950, com o surgimento da abordagem sócio-técnica. Somente na década de 60, tomaram impulsos, iniciativas de cientista sociais, lideres sindicais, empresários e governantes, na busca de melhores formas de organizar o trabalho a fim de minimizar só efeitos negativos do emprego na saúde e bem estar geral dos trabalhadores. Entretanto, a expressão qualidade de vida no trabalho só foi introduzida, publicamente, no início da década de 70, pelo professor Louis Davis (UCLA, Los Angeles), ampliando o seu trabalho sobre o projeto de delineamento de cargos.
Então, na década de 70, surge um movimento pela qualidade de vida no trabalho, principalmente nos EUA. Existia uma tentativa de integrar os interesses dos empregados e empregadores através de práticas gerenciais capazes de reduzir os conflitos. Outra tentativa era a de tentar maior motivação nos empregados, embasando suas filosofias nos trabalhos dos autores da escola de Relações Humanas, como Maslow, Herzberg e outros.
De acordo com Rodrigues(1994,p.76),” a qualidade de vida no trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o inicio de sua existência com outros títulos em outros Contextos. Mas sempre voltada para a satisfação do trabalhador.
A qualidade total teve bastante influência para o desenvolvimento da qualidade de vida no trabalho, pois das praticas anunciadas pelo sistema de controle da qualidade total, têm-se algumas que devem ser destacadas para melhor análise da influência, tais como: maior participação dos funcionários nos