Bourdieu e Flaubert
DEPARTAMENTO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS
ANDRÉ LISBOA & BEATRIZ GRAÇA
LICENCIATURA EM LETRAS MODERNAS II
1. Com base nas obras “A Educação Sentimental” (Gustave Flaubert) e “As Regras da Arte: Gênese e Estrutura do Campo Literário” (Pierre Bourdieu), analise os elementos da narrativa “Personagem”, “Espaço” e “Desfecho”.
Pierre Bourdieu nos apresenta em sua obra “As Regras da Arte” questões fundamentais sobre o campo do poder, usando como base a obra de Flaubert “A Educação Sentimental”, que segundo Kafka, foi a única obra louvável do autor.
Talvez por ser considerada uma obra autobiográfica, Flaubert apresenta, em A Educação Sentimental, uma escrita despreocupada e independente, ou seja, uma escrita que não se baseia em regras. Bourdieu afirma que o fato de Gustave apresentar na narrativa a possibilidade de Frederico escrever um romance (onde a sra. Arnoux seria a heroína), confirma a teoria da obra ser autobiográfica.
Quando se trata de personagens, é válido considerar a forma minuciosa com a qual Gustave Flaubert os descreve, bem como a maneira como eles atuam na narrativa:
“[...] Mme. Arnoux estava de pé, junto do piano, os braços pendente, o olhar vago. Por vezes, para ler a música, piscava as pálpebras, adiantando a fronte, um instante. A sua voz de contralto tomava nos tons baixos uma entonação lúgubre que arrepiava, e então sua bela cabeça, de grande sobrancelhas, inclinava-se-lhe sobre o ombro; o peito dilatava-se-lhe, abriu os braços; o colo, de onde se evolavam os acordes, pendia molemente como sob beijs aéreos; soltou três notas agudas, tornou a descer, soltou outra mais alta ainda, e, depois de um silêncio, terminou por uma inclinação de cabeça. [...]” (FLAUBERT, A Educação Sentimental, p.51)
O fato de os personagem sempre almejarem sua ascensão social exemplifica as relações de poder que são discutidas por Bourdieu em As Regras da Arte. O autor aponta que os lugares em que as