Bourdien
Este trabalho tem por objetivo avaliar a contribuição de Bourdieu no papel da mídia na formação da opinião pública. Para isso, analisamos artigo publicado pela professora do Departamento de Pedagogia, Carla Luciane Blum Vestena, da UNICENTRO/PR, na qual aborda a reflexão sobre a mídia e sua influência na formação da opinião pública baseada na teoria de Bourdieu.
Pierre Felix Bourdieu
Este sociólogo francês, nascido em Denguin na França no dia 1º de agosto de 1930, de origem campesina, filósofo de formação, foi docente na École de Sociologie du Collège de France. Ao longo de sua vida desenvolveu diversos trabalhos na area da Antropologia e Sociologia, sendo um dos autores mais lindos no mundo todo. Em suas obras Bourdieu aborda a questão da dominação, cuja contribuição alcança as mais variadas areas do conhecimento humano, discutindo em sua obra temas como arte, cultura, educação, literatura, linguística e política. Também escreveu sobre a Sociologia da Sociologia. Seu primeiro livro, Sociologia da Argélia (1958), utilizou como “pano de fundo” a sociedade cabila deste país. Na qual discutiu a organização social desta sociedade, e em particular, como o sistema colonial interferiu nela em suas estruturas e desculturação. Por muitos anos foi dirigente da revista “Actes de la recherche en sciences sociales”, presidiu ainda o CISIA – Comitê Internacional de Apoio aos Intelectuais Argelino), sendo seu comportamento contrário ao liberalismo e a globalização.
“Não há democracia efetiva sem um verdadeiro poder crítico.”
(Bourdieu)
Opinião Pública Nos últimos trinta anos o conceito de Opinião Pública passou por um processo de formação. E para Lima (2005) o modelo que mais caracteriza este conceito é o de “cascata” que é o “resultado de um fluxo linear de informações do topo da pirâmide social até as ditas classes populares”. Isto é, a formação da opinião pública através da ação de pequenos segmentos de elites econômicas e sociais