BOTÂNICAIII: TAXONOMIA E SISTEMÁTICA DE FANERÓGAMAS - FAMÍLIA nymphaeaceae
2380 palavras
10 páginas
Nome da InstituiçãoBOTÂNICAIII: TAXONOMIA E SISTEMÁTICA DE FANERÓGAMAS
FAMÍLIA nymphaeaceae
Nome do Aluno
Manaus, Amazonas
Setembro, 2013
Nome do Aluno
BOTÂNICAIII: TAXONOMIA E SISTEMÁTICA DE FANERÓGAMAS
FAMÍLIA NYMPHAEACEAE
Trabalho apresentado à professora Liliane Melo, como parte dos requisitos para obtenção de nota para a disciplina de Botânica III: Taxonomia e Sistemática de Fanerógamas.
Manaus, Amazonas
Setembro, 2013
Sumário
1. Introdução 4
2. Família Nymphaeaceae 5
3. Morfologia 6
3.2 Morfologia da flor 6
3.3 Morfologia do fruto 6
3.4 Morfologia da semente 9
3.5 Morfologia da plântula 10
4. Importância 12
4.1 Importâncias Ecológicas 12
4.2 Importância Econômicas 12
5. Conclusão 13
6. Referências 14
1. INTRODUÇÃO
A Família Nymphaceae é conhecida nome de vitória-régia uma das maiores plantas aquáticas do mundo. Com um aspecto exuberante e ornamental, ela pertence à família Nymphaceae e é nativa da região amazônica. É dotada de folhas circulares, enormes, que podem alcançar até 2,5 metros de diâmetro. Seus bordos alcançam até 10 cm e revelam uma face inferior espinhenta e avermelhada. Possui ainda uma notável capacidade de flutuação, devido a uma rede de grossas nervuras e compartimentos de ar em sua face interior. A superfície da folha apresenta uma intrincada rede de canais para o escoamento da água, o que também auxilia na sua capacidade de flutuar, até mesmo sob chuvas fortes.
Além de sua destacada beleza e perfume, a raiz da vitória-régia é um tubérculo parecido com a mandioca, rico em amido e sais minerais, e por isso mesmo é consumido frequentemente pelos locais. Seu cultivo é delicado, e seu desenvolvimento só acontece em meio ao calor equatorial, tendo ainda pouca tolerância ao frio. Suas flores brotam nos meses de janeiro e fevereiro, e duram apenas 48 horas, abrindo somente à noite e apresentando cores brancas no primeiro