Botânica - Biodiversidade
A palavra Botânica vem do grego botané, que significa "planta", que deriva, por sua vez, do verbo boskein, "alimentar". É o estudo científico da vida das plantas e algas. Como um campo da biologia, é também muitas vezes referenciado como a Ciência das Plantas ou Biologia Vegetal.
A Botânica abrange uma miríade de disciplinas científicas que estudam crescimento, reprodução, metabolismo, desenvolvimento, doenças e evolução da vida das plantas. Botânica é o estudo da fisiologia, morfologia, ecologia, evolução, anatomia, classificação, doenças, distribuição, dentre outros aspectos das plantas. Essa ciência foi reconhecida como tal em 1979, juntamente com os cursos de Biologia.
Angiospermas
Reprodução das Angiospermas
Nas angiospermas, o esporófito é formado por raízes, caule, folhas, flores, frutos e sementes. As flores são folhas modificadas, preparadas para a reprodução das angiospermas.
Características gerais das duas classes de angiospermas
Monocotiledôneas:
Raízes fasciculadas;
Sementes com 1 cotilédone;
Flores trímeras (múltiplas de 3);
Ciclo de vida curto (por causa da raiz pequena);
Crescimento primário;
Nervura paralela
Exemplos: Gramíneas, arroz, milho, cereais, centeio, trigo, aveia, cana, palmeiras, etc.
Eudicotiledôneas ou Dicotiledôneas: Raíz axial ou pivotante permitindo assim atingir maiores profundidades
Folhas com nervuras geralmente reticuladas
Flores tetrâmeras ou pentâmeras (múltiplas de 4 ou 5)
Semente com 2 cotilédones
Ciclo de vida longo
Crescimento secundário
Podem apresentar caule lenhoso
Nervura reticulada (ramificada)
Exemplos: Leguminosas como amendoim, feijão, soja, lentilha e ervilha, além do ipê, do jacarandá, da roseira, da paineira, etc.
Mais de 70% das espécies de angiospermas pertencem ao grupo das dicotiledôneas. Esse grupo inclui a maioria das árvores e dos arbustos e muitas ervas. A maioria das monocotiledôneas é formada por plantas herbáceas. Há