Botulismo
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
ATIVIDADE AVALIADA
Disciplina: Fisiologia I – 3N
Professora: Christiane Guilherme
Grupo: BOTULISMO DATA: 23/04/13
Participantes: Camila Cristina Nunemacher, Cleide Geittenes Albino, Daiane da Silva Stribe, Patrícia Camargo, Luana Pereira, Tamaris Muller Correia.
3.Sobre a fisiopatologia:
a) Qual fisiopatologia sorteada: Botulismo
b) Conceitue: O botulismo é uma doença não contagiosa, resultante da ação de uma potente neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum1.
Apresenta-se sob três formas: botulismo alimentar, botulismo por ferimentos e botulismo intestinal. O local de produção da toxina botulínica é diferente em cada uma dessas formas, porém todas se caracterizam clinicamente por manifestações neurológicas e/ou gastrintestinais, podendo ter evolução grave, com necessidade de hospitalização prolongada. Afeta a força muscular, apesar de a sensibilidade ser preservada. Em seguida, ocorre a paralisia dos nervos e músculos, começando na face e na cabeça e atingindo finalmente os membros superiores, os membros inferiores e os músculos respiratórios. Os nervos de um dos lados do corpo podem ser mais lesados que os do outro lado. Os problemas variam de uma letargia discreta e um tempo prolongada para se alimentar até a perda acentuada do tônus muscular e a incapacidade de respirar adequadamente.
c) Indique o local na junção neuromuscular do problema: Nas terminações nervosas (membrana pré-sináptica da junção neuromuscular).
d) Que processo foi alterado? As toxinas por terem natureza proteica, podem se ligarem na membrana citoplasmática das células musculares, impedindo as ligações naturais com a ACETILCOLINA, que é o neurotransmissor responsável pelo impulso nervoso, que irá desencadear os movimentos voluntários.
e) Qual o mecanismo