Boticario
Em São Paulo, porém, já havia drogarias que fabricavam loções e cremes cosméticos.
Agora, a receita é manter a eterna vigilância. “A empresa está em um momento
“decisivo em que é preciso manter o ritmo de crescimento sem, no entanto, perder o controle dos negócios”, avalia Krigsner. “A expansão internacional está em um
“momento importante e fundamental para a empresa, que exige atenção e cuidado”, ressalta.
OPORTUNIDADES
Pesando nos prós e contras desse nicho de mercado, decidi retomar, para a área dermatológica, o conceito de preparar fórmulas – prescritas pelos médicos em composições específicas para cada paciente. “Esta atividade também permitiria a formulação de cremes, loções e xampus personalizados”, conta Krigsner ao Mundo do Marketing. Agora, O Boticário conta com mais de 600 produtos para cuidados para o corpo, cuidados faciais, protetores solares, maquiagem, desodorantes colônias, desodorantes, sabonetes e xampus.
Entre os produtos mais vendidos, o perfume e a linha de Acqua Fresca eram a que sobressaia. Depois disso, logo apareceram pessoas que queriam abrir uma loja com aqueles artigos exclusivamente brasileiros, feitos com matéria-prima natural.
Estava dado o primeiro passo para a concepção de franquias. A primeira foi em
Brasília, em 1980. E, para fabricar os produtos em maior escala, entrou em cena a fábrica em São José dos Pinhais (PR), um ano depois.
Hoje, a marca O Boticário está presente em 20 países e é reconhecida pelo
Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) como “Marca Notória”. Antes de lançar um produto, porém, a empresa trabalha em média dois anos, realizando pesquisa de mercado, testes, análises financeiras, equipamentos, registro de produtos em órgãos competentes, entre outros.
O perfume de O Boticário está nos quatro cantos do mundo com mais de 60 lojas
Exclusivas em Portugal, Estados Unidos, Arábia Saudita, Egito, Paraguai, Peru e
Uruguai, além de mais de mil pontos de venda espalhados