botanica
ARTIGOS TÉCNICOS
Considerações sobre o uso de plantas ornamentais nativas
GUSTAVO HEIDEN1 , ROSA LÍA BARBIERI2 , ELISABETH REGINA TEMPEL STUMPF3
RESUMO
A partir do impacto que a introdução e o cultivo de plantas ornamentais exóticas podem causar sobre a diversidade biológica autóctone e a preservação de paisagens, é apresentada, por meio de revisão bibliográfica, a tendência crescente do uso de espécies nativas no paisagismo. Considerações sociais e econômicas, como o fortalecimento de identidades regionais e a prospecção de novos produtos, para a produção de espécies autóctones são apresentadas e discutidas a prospecção de novas espécies ornamentais baseadas em espécies nativas, incluindo precauções para o seu uso..
Palavras-chave: paisagismo, plantas autóctones, plantas alóctones, contaminação biológica, plantas indígenas, plantas exóticas.
ABSTRACT
Considerations about the use of ornamental native plants.
The introduction of native plant material to ornamental plant production has broad impacts on agriculture and the environment. There is an increasing tendency to use local native plants in landscapes creating an economical and sustainable addition to ornamental plant production. The search for new ornamental species and the careful use of these plants with ecological purposes are discussed.
Key words: landscaping, autoctonous plants, aloctonous plants, biological contamination, exotic plants
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
O uso de plantas ornamentais é uma atividade que acompanha o homem desde a Antigüidade. Civilizações primitivas já percebiam plantas com caracteres peculiares e passavam a cultivá-las simplesmente pelo prazer estético.
Embora, em um primeiro momento, possa transmitir uma idéia de frivolidade, o uso de plantas ornamentais está relacionado diretamente com questões de relevância nos campos ambiental, socioeconômico.
2.1. Problemas relacionados ao uso de ornamentais exóticas Grande parte das