botanica
Identificação microscópica dos Amilos Oficiais
Material:
AMIDO DE MILHO (Zea mays L) O amido de milho é constituído por dois tipos diferentes de grãos. O primeiro deles, proveniente da periferia do albúmen ou endosperma, apresenta forma poliédrica achatada ligeiramente abaulado na região dos ângulos. O outro possui forma quase arredondada e é de tamanho menor, irregularmente ovóide ou periforme, apresenta hilo maior que o anterior, hilo este que possui forma arredondada ou de estrela. À luz polarizada, apresenta cruz de malta bem visível.
AMIDO DE ARROZ (Oryza sativa L) Os grãos de amilo de arroz, apresentam tamanho muito pequeno e contorno poliédrico. Os grãos de amilo de arroz são compostos, mas, raramente, no produto industrializado, encontram-se grãos inteiros que são arredondados. O hilo é pouco visível. Apresentam cruz de malta visível à luz polarizada.
AMIDO DE TRIGO (Triticum vulgare Vill) O amido de trigo é constituído por dois tipos de grãos a saber: grandes lenticulares, quando vistos de face e biconvexos, quando observados lateralmente, arredondados ou ovalados. Este primeiro tipo exibe estrias, as quais são concêntricas e pouco visíveis. pode-se observar, algumas vezes, hilo pontuado. Os grãos menores têm forma arredondada ou ligeiramente poligonal. À luz polarizada, apresenta cruz de malta pouco nítida.
FÉCULA DE MANDIOCA ( Manihot esculenta Grantz) Os grãos de amilo de mandioca são irregularmente arredondadas em forma de dedal, de esferas truncadas, cupuliformes ou, ainda, em forma de mitra. O hilo é pontuado, linear ou estrelado, central e bem nítido. As estrias são pouco evidentes. Tantos os grãos grandes como os pequenos formam agregados de dois ou três elementos.
FÉCULA DE BATATA (Solanum tuberosum L.) Os grãos de amilo de batata são elipsóides, ovais periformes, arredondados ou subesféricos, os ovóides são característicos, alongaods sbtriangulares de hilo circular, com localizacão excêntrica.