Botanica
Raízes estranguladoras
Raízes encontrada em algumas plantas que usam arvores para ter suporte em seu caule, em seu estagio de desenvolvimento, essas raízes ao chegarem ao solo ela acaba tendo um crescimento secundário que começa por mata a arvore que lhe dar suporte obstruindo seus vasos de seiva, por esse motivo ela é denominada de estranguladoras.
Raiz faciculada
gramíneas e outras hipocotiledóneas têm um sistema de raiz fibroso, caracterizado por uma massa de raízes aproximadamente de igual diâmetro. Esse sistema de raízes é denominado de raiz múltipla, ramificada ou fasciculada consiste de numerosas raízes em feixes que emergem da base do caule e tem tamanho maior do que a folha.
Raiz tabelar
Sao as que atingem grande desenvolvimento e tomam o aspecto de tabuas perpendiculares ao solo, Tal raiz tem um crescimento radial em torno do caule ampliando a base da planta, dando-lhe maior estabilidade.
Raiz tuberosa
essas raízes tem um crescimento subterrâneo, e caracterizam por ter um maior diâmetro devido ao seu acúmulo dessubstancias como amido e a inulina, sendo muitas vezes comestíveis como cenouras, batata-doce, beterraba, entre outras. Seu brotamento se da pelo o caule por isso é necessário, na hora de replanta-las, preservar o caule para seu brotamento.
Raiz grampiforme ou aderente
São raízes de plantas trepadoras que usa o caule de outras plantas como suporte, mas diferente das estranguladoras estas não matam as planta onde de apoiam.
Raiz aquáticas
Esta raiz , como já diz, é uma raiz adaptada ao meio aquático garantido pela suas próprias características para absolver nutrientes que estão na agua.
Raiz aeria