Bosquimanos
Povo bosquímano diversificou-se antes dos ancestrais humanos saírem da África, este povo revela que são descendentes da mais antiga diversificação da história da humanidade.
Os Bosquímanos são a designação de uma família com grupos étnicos existentes na região sudoeste de África, que partilham algumas características físicas e linguísticas.
Os Bosquímanos pertencem a dois grupos genéticos, um no norte e um e no sul do Kalahari, que seguiram caminhos separados há cerca de 30.000 anos atrás.
Espalhou-se pelo sul da África toda a cultura bosquímana, mais tarde a pecuária foi introduzida aos bosquímanos no sul da África também. Os Nama, grupo pastoril dos bosquímanos que vivem na Namíbia mostraram ter muita semelhança com outros grupos bosquímanos mais ao sul do continente africano.
Existem 85 mil Bosquímanos nativos do sul da África, como ritual os bosquímanos besuntam as pernas com sangue de antílope, os bosquímanos foram marginalizados, muitos foram escravizados, outros trabalhavam por um prato de comida nas fazendas dos brancos.
Uma das principais vantagens do povo bosquímano era sua capacidade de sobreviver em regiões áridas, sem água na superfície.
Graças à indústria para localizar melões e tubérculos e também ao sistema de enterrar ovos de avestruz repletos de água devidamente na estação das chuvas para recuperá-los durante as secas, eles conseguiram sobreviver em áreas consideradas inabitáveis por outros povos.
O veneno dos bosquímanos é famoso, alguns caçadores da tribo colocam uma mistura de veneno de cobra e sumo de cacto, outros preferem a essência de escorpião. O veneno penetra na corrente sanguínea e provoca paralisia, levando à morte, utilizam as suas flechas para atingir os seus alvos, um antílope pequeno demora cerca de 24 horas para morrer; um animal grande agoniza por vários dias.
À noite os bosquímanos costumam dançar em torno do fogo e essa dança evolui para um estado de aflição, um dos principais elementos de sua