BOSH
TÍTULO: Redução de consumo de energia elétrica no sistema de água de resfriamento
Empresa: Robert Bosch Ltda
O P+L foi implantado entre 2007 e 2008 devido algumas necessidades:
- manter o processo em operação para garantir o funcionamento da fábrica
- modificar parte da infraestrutura para acomodar os novos equipamentos, como bases de concreto, instalação de amortecedores, infraestrutura hidráulica e elétrica.
- manter os equipamentos antigos em funcionamento para atender a fábrica enquanto ocorria a substituição pelos novos.
- As dificuldades para esta implantação, devido ao tamanho e dimensões dos equipamentos e infraestrutura, foi devido ao espaço físico disponível no local, mas superadas pelo planejamento de cada etapa, permitiu a execução sem maiores problemas.
Identificação da Oportunidade
A iminência da expiração da vida útil dos equipamentos do sistema de água de resfriamento com mais de 15 anos de operação, aliada à dificuldade de aquisição de novas peças junto ao fornecedor, justificou a busca de alternativas para a substituição do sistema.
O antigo sistema era composto de:
- 03 bombas centrífugas com acionamento através de acoplamento hidráulico capacidade de 1350 m3/h (03 x 450 m3/h), pressão a 6 BARES, com motores de potência 750 CV (03 x 250 CV), respectivamente, consumindo 0,8333 CV/m3 de água por hora.
Medidas Adotadas
O antigo sistema foi substituído, obtendo-se um ganho na redução do consumo de energia e no numero de manutenções, bem como garantindo o abastecimento de água de resfriamento com melhor eficiência do sistema. Foram instalados os seguintes equipamentos:
- 03 moto bombas com capacidade de 450 m3/h cada, equipadas com motores elétricos de alto rendimento, potência 525 CV (3 x 175 CV). O recalque de água com pressão até 5 BARES, vazão de 1.350 m3/h, consumindo agora 0,5333 CV/m3 de água por hora. Foram ainda, implantadas no sistema, painéis de força e comando com inversores de freqüência,