Bos N De Higgs 1
Justificativa para a escolha do tema
O grupo escolheu pesquisar sobre o Bóson de Higgs por conta da curiosidade mutua que todos os integrantes possuíam em relação ao modelo padrão e ao Bóson de Higgs, denominado de a partícula de Deus. Somente pela denominação nota-se sua importância para o modelo padrão e para a física, e diante de nossas primeiras noções sobre o que é esta partícula, isto é, sabendo que o Bóson de Higgs é uma partícula que permite que as outras possuam diferentes massas, decidimos aprofundar um pouco mais. Este assunto nos remete a curiosidade que é compartilhada por muitos de nós sobre a gênese do universo e como sua configuração física surgiu, como as coisas se desenvolveram e como surgiram as primeiras partículas, porque agem sobre nós determinadas leis da física; e com o desenvolvimento de experimentos altamente tecnológicos que permitem melhores analises sobre diversas teorias, a importância do modelo padrão e do Bóson de Higgs se tornam cada vez mais presentes e influentes no cenário mundial, e conhecer sobre tais conceitos é importante no sentido de entendermos o que se passa no CERN e o que isto acarretara para a ciência e para a física. Enfim, decidimos pesquisar com base nesta curiosidade e importância que conferidas a estas descobertas recentes.
Bóson de Higgs
Explicação prévia: Para entender a teoria do Bóson de Higgs é preciso antes entender o modelo padrão: “O modelo padrão postula que a matéria é composta por 12 partículas: seis tipos de quarks, e seis tipos de léptons”. Segundo o modelo, quarks e léptons são indivisíveis. Além dessas partículas, o modelo padrão reconhece quatro forças fundamentais: gravitacional, eletromagnética, forte e fraca. Cada uma delas tem uma partícula correspondente, que atua sobre a matéria – é o bóson.”
O campo e a partícula de Higgs partem de uma teoria criada por Peter Higgs em 1964, na qual Higgs propunha a existência de um campo energético que