Borracha
[pic]
Química Tecnologia
Professora: Carmen Serrano
Questionário para substituição da visita do grau B
2011
Nome: Luca Peixoto Ribeiro da Silva Turma: 6M110
Questionário para substitução da visita do grau B
2011
Responda em Folha anexa
1. Faça um fluxograma para produção de mangueira em material elastomérico.
2. Quanto aos agentes reticulantes, quais as diferenças entre uma formulação de borracha SBR em relação à borracha de silicone.
3. Compare processos de extrusão e injeção através de cinco ilustrações (figuras) de produtos fabricados por injeção e cinco por extrusão. Para cada exemplo, cite vantagens e desvantagens dos processos.
4. Usando ilustrações (figuras) de exemplos de produtos poliméricos de ponta (aeroespacial, eletrônico, etc.) que utilizam fibras:
- Vidro
- Carbono
- Poliamidas aromáticas (kevlar)
1-
[pic]
2 - A borracha de butadieno estireno, SBR, é sem dúvida a borracha sintética mais difundida no mundo O butadieno (CH2=CH-CH=CH2) e o estireno (C6H5-CH=CH2) são os monómeros de base para a produção de SBR, sendo o conteúdo de estireno de cerca de 23,5% , havendo todavia graus de SBR com teor de estireno de 40 a 85%. À medida que aumenta o teor de estireno, o produto da polimerização (SBR) assume mais a característica de produto termoplástico, pelo que este tipo se usa sempre combinado com SBR normal, obtendo-se, assim, maior facilidade de trabalho A maior parte do SBR, cerca de 85 a 90%, é polimerizado por emulsão, sendo os restantes 10 a 15% polimerizados em solução. Em função da temperatura de polimerização, a borracha obtida é classificada de “hot rubber” se a temperatura de polimerização é de cerca de 55 °C e de “cold rubber” se a temperatura de polimerização se situa entre 5-10 °C, possuindo esta última melhores características de laboração. A maior parte do SBR, cerca de 85 a 90%, é polimerizado por emulsão, sendo os restantes 10 a 15%