Borderline
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVO
3 DESENVOLVIMENTO
4 CONCLUSÃO
5 REFERÊNCIAS
1. Introdução
O que é Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável Tipo Borderline? Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, é um transtorno no qual há uma tendência marcante a agir impulsivamente sem consideração das conseqüências, junto com instabilidade afetiva. Em adição a várias características de instabilidade emocional presentes, a autoimagem, objetivos e preferências internas (incluindo a sexual) do paciente são, com freqüência, pouco claras e perturbadas. Há em geral, sentimentos crônicos de vazio. Uma propensão a se envolver em relacionamentos intensos e instáveis pode causar repetidas crises emocionais e pode estar associada com esforços excessivos para evitar abandono e uma série de ameaças de suicídio ou atos de autolesão (embora estes possam ocorrer sem precipitantes óbvios).
Os estudos estatísticos americanos estimam serem Borderlines 11% dos pacientes psiquiátricos não internados e 19% dos internados. Dentre os casos diagnosticados como "desordens de personalidade", calcula-se que 33% dos não internados e 63% dos internados sejam Borderlines. Além disso, são também aqueles que mais se suicidam. Estima-se que 70 a 75% têm pelo menos um episódio ou ato autodestrutivo e os índices de suicídio fatal estão em torno de 9%. Incidem na maioria dos casos em mulheres (cerca de 75%). No Brasil, apesar da escassez de estudos estatísticos a respeito do assunto, estima-se que dados semelhantes devam ocorrer.
2. Objetivo
O objetivo deste trabalho é descrever o Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável Tipo Borderline (Limítrofe) CID-10 F60.31 e seus aspectos sociais, e relacionar esta patologia com as matérias lecionadas no quinto período do curso de Psicologia do Centro Universitário de Caratinga - UNEC. Tais matérias são Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Técnicas de Avaliação