Bordados
Kerberos é um protocolo de rede que permite comunicações individuais seguras e indentificadas, em uma rede insegura, ou seja, é desenvolvido para fornecer poderosa autenticação em aplicações usuário/servidor, onde acaba funcionando como a terceira parte neste processo, autenticando o usuário.
O Kerberos usa a criptografia de chave simétrica, e necessita de um sistema de confiança tripla, que é chamado de Centro de Distribuição de Chaves, que é composta por duas partes separadas: Servidor de Autenticação e Servidor de Concessão de Ticket.
Ele foi desenvolvido como parte do Project Athena, do Massachussets Institute of Technology (MIT). Seu nome vem da mitologia grega, já que Kerberus é um cão com três cabeças que tem por missão proteger a entrada do inferno de Hades.
RADIUS
Remote Authentication Dial In User Service (RADIUS) é um protocolo do tipo cliente/servidor que roda na camada de aplicação e usa como apoio o protocolo de transferência UDP.
O RADIUS Foi desenvolvido pela Livingston Enterprises, Inc., em 1991 para acesso a servidores de autenticação e protocolos de contabilização, sendo mais tarde introduzido como padrão do Internet Engineering Task Force (IETF).
Ele visa a autenticação, autorização e gestão de utilizadores, para acesso à rede ou serviços de rede. Tanto Servidores de Acesso Remoto, como servidores de Redes Virtuais Privadas e Servidores de Acesso a Rede, e todos os gateways que controlam o acesso a rede possuem um componente cliente do protocolo que se comunica com o servidor. Este servidor normalmente é um processo de background rodando no UNIX ou Microsoft Windows server.
O RADIUS é utilizado normalmente para gerir e tornar mais seguro o acesso à Internet ou a redes internas. Ele utiliza o conceito AAA, que refere-se aos processos de autenticação e autorização e contabilização que são utilizados para estabelecer uma ligação à Internet ou utilizar aplicações de acesso à rede. Tudo que utilize este protocolo