BORBA, Maria Antonieta de Oliveira. Tópicos de teoria: para a investigação do discurso literário. Rio de janeiro: 7Letras, 2004. p. 21-58.
1281 palavras
6 páginas
UNIVERSIDADE FEDRAL DO ESPÍRITOSANTOCENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LETRAS
PRO. DR. SÉRGIO DA FONSECA AMARAL
ESTUDOS LITERÁRIOS III
BORBA, Maria Antonieta de Oliveira. Tópicos de teoria: para a investigação do discurso literário. Rio de janeiro: 7Letras, 2004. p. 21-58.
Nota introdutória: Maria Antonieta de Oliveira Borba, em “Tópicos de teoria: para a investigação do discurso literário”, diz que a literatura é uma disciplina em formação e que ela vem se constituindo em função do diálogo que trava com outros saberes das Ciências Humanas e Sociais. Borba, também ressalta que a Teoria da literatura é marcada pela investigação e, caracteriza-se não só por englobar uma diversidade de métodos, conceitos, tendências e vertentes, mas principalmente por abrir caminhos para novas discordâncias e discurssões. A Teoria da literatura exige um vasto trabalho de reflexões e pesquisas.
A autora destaca que os tópicos a serem desenvolvidos ao longo dos capítulos consistem numa sistematização de reflexões. No capítulo 2, ela fará um levantamento análise dos princípios básicos que regularam as leituras dos textos literários, observando essencialmente as formas como ela foi inserida no início do século XX. No capítulos 3 e 4, discute-se como a literatura opera uma grande número de conceitos oriundos de outros campos do saber, como a linguística e a psicanálise. No capítulo 5 discute-se a Literatura e a Teoria do Efeito Estético, cuja compreensão da literatura norteia-se por uma diretriz de ordem fenomenológica e, por fim, o último capítulo irá discutir a Teoria da Interpretação, será feita uma revisão crítica das noções gerais que permeiam a interpretação na episteme da modernidade. A discusão travada neste capítulo visa contribuir para o desenvolvimento de uma outra e diferencial pratica de abordagem da literatura.
Capítulo 2. Correntes Críticas e Princípios Controladores do discurso: Neste capítulo, borba discute alguns princípios e